Os motivos de 13 Reasons Why

Muitas críticas vem sendo feitas para a forma como o seriado 13 Reasons Why abordou o tema suicídio, concordo com algumas: a personagem não é um bom exemplo de um suicida, consequentemente, não psicoeduca sobre o assunto; a culpa é o tempo toda colocada em terceiros e não esclarece que a personagem principal é emocionalmente abalada, cheia de pensamentos disfuncionais e necessitava de ajuda profissional; o suicídio não é tratado como um ato desesperado de alguém que não vê mais solução para seu sofrimento, mas como algo pensado de forma organizada e, talvez, até vingativa.

Porém, o que mais me chamou atenção não foi a qualidade de produção da série, foi a banalização dos sentimentos da personagem Hanna pela parte do público. As pessoas simplesmente acharam os motivos dela “muito pouco” para um ato tão extremo. A Hanna virou um exemplo da tão famosa geração mimada, que reclama de tudo e não aguenta um “não”. Algumas pessoas ficaram até ofendidas com os motivos dela.

É assim que as pessoas vão tratar alguém que vai falar sobre ter pensamentos suicidas com elas?

Será que enxurrada de memes debochando dos motivos da Hanna ter cometido suicídio no seriado 13 reasons why é normal? Ou talvez isso seja um sinal do por que pessoas que pensam em suicido, em muitos casos, demoram para conseguir a ajuda correta e acabam ficando vulneráveis?

Ta certo mensurar o sentimento de alguém, e colocar em uma escala de importância, uma escala que vai dizer o que “merece” o ato de desistir da própria vida e o que não?

Bom, eu sou particularmente bobinha; sou insegura, fico triste se meus amigos esquecem de me convidar para algo, ainda não sei lidar com discussão de família, choro com filme de animação e deusolivre meu namorado não me dar bom dia, isso só pra começar.

Todos esses sentimentos são reais para mim. Todos os sentimentos dos outros são reais para mim.

Leave a Reply

